Três Mulheres no Beiral, de Susana Piedade

 

Quando a ficção aborda o lado negro do Alojamento Local:

«Piedade contou a história à velha amiga, de olhos postos no borrão de humidade no teto, tão próxima que respirava o calor dela. A felicidade sempre lhe chegara assim, aos bocados e sem aviso, e guardou aquele instante no baú, fazendo uma pausa nas aflições, nos desgostos, nas incertezas que desfiguravam o futuro.»

Assim começa este romance, finalista do Prémio LeYa em 2021, o mais recente livro da autora Susana Piedade, que nos conta a história de uma mulher octogenária, que sempre vivera na mesma casa, situada em plena Baixa do Porto.

E se eu te disser que ao reler este início, após o término da leitura desta narrativa, descobrimos a verdadeira identidade da «velha amiga» de Piedade? Além disso, descreve-nos a cena que representa a grande reviravolta no desfecho deste enredo. Curiosa(o)?

Uma vida de sacrifícios, de desgostos e perdas acumuladas. Madalena, a neta, e Catarina, a bisneta, completam o trio de protagonistas. Porém, como em todas as famílias, existe sempre um membro que é considerado a ovelha ronhosa (sim, assim se escreve e diz!), que vê na venda da casa desta idosa uma excelente oportunidade de negócio; contudo, até um vilão pode ser protagonista de uma atitude mais altruísta — sim, este é um livro sobre pessoas de carne e osso.

Diariamente, Piedade, as amigas e os vizinhos são abordados por compradores, pressionados pelos seus senhorios a abandonarem as suas casas. Existem muitos pontos de vista, mas a escritora optou por explorar o lado emocional para abordar esta problemática em torno do Alojamento Local.

Há uma cadência na escrita de Susana Piedade que nos embala. Saber contar histórias, sem esquecer de finalizar cada capítulo com uma pitada de suspense é algo que nem todos os autores conseguem fazer com eficácia; não é o caso desta escritora. A escrita é fluida, os capítulos curtos (49 no total); a linguagem, familiar, mas sempre cuidada e aprimorada.

Susana Barão


Comprar aqui (Wook)

Comprar aqui (Bertrand)

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O parque dos cães, de Sofi Oksanen

Não Saí da Minha Noite, de Annie Ernaux

O Tesouro, de Selma Lagerlöf