As Margens e a Escrita, de Elena Ferrante | O Perfume das flores à noite, de Leïla Slimani

 


LIVROS SOBRE MULHERES NA ESCRITA

«As Margens e a Escrita», de Elena Ferrante, agrega um conjunto de palestras redigidas a propósito das Umberto Eco Lectures, cuja leitura e divulgação ocorreram em 2021.

Um livro que se organiza sob a forma de um ensaio, dividido em quatro partes. Nele, a autora discorre sobre o processo de escrita e as limitações inerentes a este ato: «... e escrever estava sempre condenado a ser uma aproximação enfadonha.» Confidenciava, com notório incómodo de que «tudo aquilo de que gostava quase nunca fora escrito por mulheres.»

Ao abordar algumas das suas influências literárias, como Dante, Virginia Woolf e Emily Dickinson, Elena Ferrante partilha de que modo surgiram e se construíram personagens inesquecíveis como Lila e Lenù (Tetralogia Napolitana), Delia, Olga e Leda (Crónicas do Mal de Amor) e Giovanna (A Vida Mentirosa dos Adultos).

«O perfume das flores à noite», de Leïla Slimani, reúne algumas das reflexões e confidências da autora, quando convidada a pernoitar, em 2019, num museu em Veneza.

Nas palavras de Leïla Slimani, escrever é isolar-se, abdicar do convívio social; é, sobretudo, aprender a dizer «não». Rilke, Virginia Woolf e Emily Dickinson constituem algumas das suas influências literárias.

«Escrevo e salvo-o, ofereço-lhe escapatórias, paisagens, personagens em extraordinárias aventuras. Ofereço-lhe uma vida à sua medida. Dou-lhe o destino que lhe foi recusado.»
A vida em Marrocos, o papel da mulher na sociedade e a prisão do seu pai representam apenas alguns dos motivos pelos quais escreve. As referências aos seus livros são ténues, sendo recorrentes os episódios sobre o que pensa da Arte e da Literatura.

Enquanto a escrita de Elena Ferrante é elaborada e detalhada, com forte recurso a frases mais longas, a de Leïla Slimani é incisiva e cortante, ao utilizar com eficácia frases mais curtas.
Contudo, existe algo na escrita de ambas que as une: o profundo conhecimento sobre o universo feminino.

Dois ensaios que merecem ser lidos por quem apreciou os romances destas duas escritoras.

Gostas de ler livros sobre a temática da escrita?

Susana Barão

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O parque dos cães, de Sofi Oksanen

Não Saí da Minha Noite, de Annie Ernaux

O Tesouro, de Selma Lagerlöf